Search
  • cachorreiros

Como ensinar o comando target para seu cão?


Target é um termo em inglês que significa "alvo" e consiste em um exercício para ensinar o cão a permanecer em um local demarcado, por um tempo, de forma tranquila, sem engajar demasiadamente com elementos ao seu redor.



Para realizar o treino você pode utilizar um tapete, caminha, colchonete ou algo semelhante.

Se você costuma sair com seu cão em locais petfriendly sabe que nem sempre é fácil controlar os impulsos e mantê-lo calmo, sem latir, correr, pular na mesa, etc.

O treino do target é um exercício excelente, e vai ajudar muito nessas situações.


Também é muito útil para os cães que costumam pular nas visitas e querem interagir o tempo todo.

A base de tudo é o cão entender que o target é o espaço dele, lá ele vai se sentir calmo e confiante.



Para nos ajudar a treinar os dogs nesse exercício, que vai facilitar muuuito a rotina diária, convidamos o Rapha Aleixo, da Dog Lion.

Vamos treinar?


1º Etapa: Fique próximo da superfície que você vai usar como target, se for o colchonete, fique próximo a ele, pode ficar sentado ou ajoelhado ao lado, por exemplo.

Induza seu cão a pisar no colchonete. Sempre que ele pisar, recompense. No início, mesmo que ele não fique totalmente sobre o target, que pise só com uma ou duas patinhas, recompense-o.


Repita isso algumas vezes, retire o cão do target e o induza a voltar. Lembre de recompensar sempre que ele acertar.


2º Etapa: Na segunda etapa, aumentamos um pouquinho a dificuldade. Já não sentamos mais ao lado do colchonete. Vamos apenas induzir que o cão suba no target. Fazemos isso caminhando em direção e apontando com o indicador. Agora, só vamos recompensar quando ele subir completamente no target, com as 4 patas.

Afaste-se do colchonete, induza-o a sair e retornar novamente. Quando você se afasta e ele vem até você para reiniciar o exercício, recompense-o também.



3º Etapa: Seguimos treinando e estimulado novas coisas como, por exemplo, subir no colchonete por outro lado, ou induzir somente apontando, sem ter que caminhar até o local.

Sempre que avançamos o treino e o cão não se sai bem, retornamos para a etapa anterior.

Nesta 3º etapa, já não o recompensamos mais quando ele sai do target para vir ao nosso encontro. Ao contrário, devemos recompensar quando ele permanece no target.


Com o tempo vamos aumentando a dificuldade, mudando o colchonete de lugar, aumentando o tempo, etc.

Muito importante lembrar que cada cão tem seu tempo, para alguns o aprendizado pode ser super rápido, para outros pode demorar um pouco mais.


O entendimento desse exercício vai diminuir muito a euforia do seu cão quando vocês estiverem em locais com muitos estímulos, como restaurantes, por exemplo. Quando ele não sabe onde deve ficar, acaba querendo andar pelo local, interagir com as pessoas, etc. Quando compreende que o target é seu espaço, tende a ficar mais tranquilo.


Gostou das dicas? Então, siga o @raphaaleixo.doglion nas redes sociais, ele sempre disponibiliza dicas e conteúdos muitos bacanas sobre educação canina.

650 views
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2019. Todos os direitos reservados pela Cachorreiros®

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now