Search
  • cachorreiros

Quanto você está disposto a pagar?

Updated: Jul 28, 2019

Durante toda essa semana estão acontecendo atividades no mundo inteiro e em mais de 50 cidades brasileiras voltadas para o questionamento sobre os hábitos de consumo e a indústria da moda. É a Fashion Revolution Week.


O movimento iniciou após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh em 24 de abril de 2013, que deixou 1.134 mortos e mais de 2.500 feridos. A tragédia chamou a atenção do mundo inteiro para as condições desumanas dos trabalhadores da indústria têxtil. As vítimas do Rana Plaza confeccionavam roupas para marcas globais, em condições análogas à escravidão.


A partir daí surgiu a campanha #QuemFezMinhasRoupas, para chamar a atenção para a força de trabalho invisível de centenas de pessoas envolvidas no processo produtivo, desde o plantio do algodão, até a confecção das roupas que vestimos.


A Fashion Revolution Week nos convida à reflexão acerca da valorização da mão de obra e também do impacto ambiental. Repensar nossos hábitos de consumo é uma questão de sobrevivência! A indústria da moda está entre as 5 mais poluentes do planeta. A cada segundo, um caminhão de resíduo têxtil é descartado! Isso sem falar do consumo de água, do uso de agrotóxicos nas lavouras algodoeiras, etc.


Nesse contexto, às vezes nos perguntam: Por que tão cara uma camiseta de algodão orgânico?

Nossa resposta é em forma de outro questionamento: Quanto você está disposto a pagar?


Produzir o algodão puro, orgânico, sem o uso de pesticidas, remunerando os trabalhadores de forma justa, não é barato. Valorizar o trabalho de quem costura, cria e estampa também não é.


Mas, e se a gente te disser que 70% dos trabalhadores das lavouras de algodão convencional morrem de câncer? Que para produzir uma simples camiseta são consumidos cerca de 2.900 litros de água? Que 75% do algodão convencional é geneticamente modificado? E que o cultivo do algodão convencional é responsável por 25% de todo agrotóxico usado no mundo? Ainda assim valeria a pena pagar mais barato por uma camiseta convencional?


Para nós, esse sim é um preço alto demais, que não estamos dispostos a pagar.

Aproveite a Fashion Revolution Week e repense suas escolhas, troque preço por valor, quantidade por qualidade e faça parte da mudança!

10 views
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2019. Todos os direitos reservados pela Cachorreiros®

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now